sexta-feira, 18 de maio de 2012

Vídeo: Sepultura: Roots Bloody Roots



Saudações, Headbangers!!

Nesta postagem venho falar um pouco sobre mais uma grande banda nacional, com certeza, uma das bandas brasucas mais reconhecidas pelo mundo todo. Refiro-me a excelente banda de Metal SEPULTURA.

A história da banda é longa, assim como sua discografia. Não irei contar a trajetória da mesma e nem falar de um a um de seus lançamentos, afinal, isso vocês encontrarão tranquilamente em sites como wikipédia. O intuito desta postagem é abordar a banda mais com o olhar de um fã do som deles.
Gosto muito de fazer este tipo de postagem, falando sobre uma banda em especial, melhor ainda se for nacional, porque sempre busco relembrar sons antigos, formações anteriores antes de escrever, logicamente batendo sempre aquela nostalgia, relembrando músicas que já não escutava a algum tempo.

Decidi fazer está postagem sobre a banda SEPULTURA não só porque não poderia deixar de falar sobre ela, mas também porque estou para ir a mais um show da banda, que com certeza, estará lotado! Será a terceira vez que vejo a apresentação dos caras (Uma foi no festival Roça´n Roll - Varginha/ MG - Se não me engano, em 2007... Outra no Live´n Louder - São Paulo/ SP - Se não me engano, em 2006) e agora na cidade de São José do Rio Pardo (maio/ 2012). E lógico, espero ir em muitos shows da banda ainda.

Muitos podem achar meio batido o vídeo que estou postando, "Roots Bloody Roots", mas acho que para falar um pouco da banda nada melhor para ilustrar do que postar o vídeo que com certeza é o mais conhecido deles, e que particularmente, curto muito! Digo que a música "Roots Bloody Roots" é um clássico que até quem não curte ou conheço muito a banda, ou até mais além, quem não está inserido no Metal, já ouviu alguma vez na vida.

Tenho orgulho de ver uma banda brasileira tão bem sucedida no cenário do Metal mundial (Quando digo "bem sucedida" não me refiro a valores que a banda ganha por show ou se seus integrantes estão ricos, mas sim reconhecimento do público em todas as partes do globo terrestre!).

Quem acompanha, mesmo que pouco, a carreira da banda sabe que os caras não são novos no cenário e muito menos começaram ontem. Os mesmos ralaram muito para chegar onde estão, passaram por problemas internos, e não desistiram, chegando hoje com doze álbuns de estúdio, só para dizer o mínimo do que fizeram.

Sepultura surgiu em 1984, ou seja, quase 30 anos de estrada, fundada pelos irmãos Max e Igor Cavalera, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Nessas quase três décadas de banda, a formação logicamente sofreu mudanças, podendo citar entre elas, por exemplo, a saída de Max dos vocais e a entrada de Derrick. Mais tarde a saída de Igor da bateria e a entrada de Jean no seu lugar, que mais tarde veio a sair também, deixando o lugar para o atual baterista Eloy.

Formação atual (2012):

Derrick Green - Vocal
Andreas Kisser - Guitarra
Paulo Jr. - Baixo
Eloy Casagrande - Bateria

Acho que o mais legal da banda é o quanto eles experimentam em cada álbum. Eu já não sou a favor de classificar banda por estilo, no máximo, acho que há como classificar cada música individualmente, porque assim dá ao artista maior abrangência para seu trabalho, não necessitando ficar preso a um estilo apenas, e isso é o que ocorre com SEPULTURA. Eles flertam com o Thrash, com o Death, Black, misturam elementos incomuns para o Metal, lançam álbuns temáticos, porém com a competência que a banda possui, acaba por ficar excelente o trabalho, tornando-se mais uma referência, como é o caso do álbum "Roots", de 1996, com uma mistura de batidas tribais e percussão.

Percebe-se no SEPULTURA algo que não ocorre com todas as bandas. Apesar de mudanças em sua formação, ainda mais no vocal que sempre surte um abalo maior entre os fãs, dividindo-os entre a "era do cantor anterior" e a "era do novo cantor", e também o fato de sempre experimentarem novas sonoridades em seus álbuns, ousarem mudanças, a banda nunca perdeu seu prestígio, sua qualidade, agradando a maioria dos fãs sempre, algo raro de acontecer e que atesta o quão bom é o som dos caras. Os mesmos provaram que SEPULTURA não era só o vocal, quando Max saiu. Houve sim os fãs que ficaram com pé atrás quanto ao futuro da banda, mas imagino que assim como eu, gostaram dos resultados que vieram com o novo vocalista Derrick.

Entre os fãs brasileiros a banda tem prestígio e reconhecimento total, e pelo que vejo, lá fora, tanto com os fãs quanto com os festivais também. Aqui no Brasil, acho que a banda precisava de maior reconhecimento quanto a importância da mesma não só para nós, como para o Metal brasileiro. Devo desabafar que fiquei indignado de ver a banda, que por si só já é espetacular, tocar em um palco de menor expressão (Sunset) no Rock In Rio 2011, enquanto outra banda (Que convenhamos, está longe do patamar da SEPULTURA) tocava no palco principal. Veja que SEPULTURA tinha junto deles ali no palco um super grupo francês de percussão, "Les Tambours Du Bronx", que faz uma participação no álbum "Kairos", que abrilhantou ainda mais a apresentação... Imagine isso no palco principal?! Tudo bem... Provavelmente houve lá seus motivos para a banda não tocar no palco principal, mas fica aqui a minha indignação como fã. Desculpe, mas eu tinha que registrar esse meu pensamento!

Sei que, assim como os dois primeiros shows que vi da banda, e claro, curti muito, tenho certeza que este terceiro será tão bom quanto, e espero até que melhor. Particularmente, gosto de todas as fases da banda... Acho que em cada uma, seja com Max ou Derrick, algo de novo e surpreendente foi feito. E tenho certeza que continuarão assim por muito tempo... Nos surpreendendo com o melhor do Metal!

Conheça mais sobre a banda SEPULTURA no site oficial:  sepultura.uol.com.br

E VAMOS BANGEAR!! \o/....

Nenhum comentário:

Postar um comentário